terça-feira, 7 de maio de 2013

SECRETARIA DE AGRICULTURA INVESTE EM MEIOS DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEIS



Em tempos de aquecimento global e campanhas pela redução da utilização de veículos automotores movidos por combustíveis fósseis, a Secretaria Municipal de Agricultura de São José do Cerrito abraça a causa e, tira de circulação o veículo disponibilizado para o atendimento veterinário municipal, fornecendo a partir de agora ao Dr. Afonso Tigre uma Mula para que continue com os atendimentos médicos nos 2.500 km de estradas municipais. “Além da economia de combustível que teremos com a retirada do carro do veterinário, queremos reforçar as nossas raízes, nossa história, lembrar o tempo dos tropeiros.” Comenta um dos idealizadores da ação que não quis se identificar.

Em entrevista ao Trigo Limpo, o agricultor José Joaquim Jomevar das Coves informa que a alteração do meio de transporte do veterinário implicará em mudanças na demanda pelos serviços do mesmo: “Óia tchô, agora nóis tenqui se antecipá ao pobrema, num é? Eu pur inzempru, vi meu toro véio cubrindo uma vaca hoje cedo, tratei de subi num topo de morro com meu celulá da Craro e ligá pra Agricultura e já agendá a visita pra daqui nove mêis! De mula nóis sabe que a côsa é mais degavá aí dá tempo do veterinário chegá aqui pro parto!”. Pontua com propriedade o agricultor. Com a mudança, verificamos que Dr. Afonso Tigre já se encontra com a agenda médica lotada até o ano de 2017, haja vista a maior demora em se deslocar pela Pátria Del Carú.

Nossa equipe se deslocou até a Intendência Municipal para ter mais informações sobre o projeto, onde fomos informados que já há inclusive funcionário designado para tomar conta da “anMULAncia veterinária”, que é como está sendo conhecida o novo meio de transporte do Veterinário da prefeitura: “Já optamos por designar o funcionário João do Leco para atender da Mula, cada vez em que o Dr. Afonso voltar de suas tropeadas. O João ganhará uma gratificação e atenderá para a mesma (a mula) pastar no pátio da Prefeitura, de modo a otimizar o meio de transporte, transformando-a num meio de corte de grama.” Nos informa um servidor municipal envolvido no projeto.

Ao questionar o médico veterinário da Prefeitura, o mesmo não quis gravar entrevista, mas apenas informa que até o momento continua a pé e que a Mula ainda não foi adquirida devido o processo de licitação estar emperrado por falta de assinatura do Secretário de Agricultura que não foi encontrado na Secretaria desde o início da gestão. Nossos reportes procuraram contato durante duas semanas com o Secretário, e também não obtiveram sucesso.

Informou pra Notícias da Querência do Trigo Limpo, com oferecimento de Haras Clube Orelhudos, o Correspondente C.D.E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário