domingo, 5 de maio de 2013


NOVA LÍNGUAGEM É INSTITUÍDA NA FEDERAÇÃO CARUENSE 



Desde o mês de março entraram e vigor as novas regras ortográficas da língua oficial do condado, que a partir de agora deixa de ser a língua portuguesa e passa a se chamar Língua Caruesa. É o que informa ao Correio Trigo Limpo o atual Secretário Municipal de Educação da República do Feijão.

A partir de 2013 os meios de escrita da antiga regra serão totalmente abolidos na Capital da Praça e no interior: “Pra mode que as mudanssa são pra mió! É um jeito pra mode de nóis garrá e fortelessê e criá uma indentidade própia. Esse negóssio de falá idioma de otro país, de falá língua de Portugá tá tudu errado. Temo é que fortalesse nossa língua.” Comenta com propriedade o Secretário que preferiu que sua identidade fosse preservada.

Um grupo técnico nomeado pelo Secretário já encontra-se trabalhando incessantemente de modo a concluir a Nova Gramiática Munissipau Internacional Caruesa Atualisada, que é como se chamará o novo livro que trará todas as regras adotadas e será distribuído nas escolas da República.

Ao questionar de onde veio a intenção da referida mudança, o Secretário traz ao Trigo Limpo que “pro mode que foi indéia minha memo, coisa da minha cabeça, sabe? Tava nuns dia desse matutando, mascando uma foia de mato e pensei: - Pruque não facilitá as lida de nossas crianssa? Pru que não fazê uma Língua própia de escrita livre? Gostei da minha própia indéia e finquei o canetáço”, informa o Secretário com orgulho.

Ao questionarmos se o mesmo acredita que o novo idioma e ortografia serão bem recebidos, ele informa ao nosso repórter que com toda certeza será bem aceito: “-Mazômi? Inda tem dúvida? Premero que pras criança será uma beleza! É uma matéria a menos pra estudá, sobrando mais tempo pra istória e jeografia. E além do que, já estamo numa forte campanha na Educação, rezando todo dia um Padre Nosso com tudo os funcionário e professôraiada pro prano ser bem aceito”.

Informou pro Prantão de Notíssia Atualisada do Trigo Limpo, já fincando fogo nas nova regra o Correspondente C.D.E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário