segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Doma de Javali é a solução para os ataques nas lavouras

Até quem não gosta muito de torresmo, morcela ou Salame, anda afim de fazer banha do Sus Scrofa, ou pra quem é mais íntimo, Porco do mato, ou Javali.

Este antepassado do Châncho, Porco, suíno, relaxado, ou como queira chamar, tem atormentado muitos produtores rurais da terra do Feijão com linguiça.

Segundo o IJMPM (Instituto João do Munho de pesquisas do porco do mato), são mais de 84 ligações diárias na central de denúncias, sendo a maioria de produtores de Cereais. Em entrevista exclusiva, o fundador do instituto, senhor João Porco, afirma que muitos produtores ameaçam, caso não sejam tomadas providências, não haverá Feijão para o Arno lograr digo, comprar este ano.



- Eles ligo, bâmo digá que muitas vêiz pra recramá, e nóis não temo tendo cundição de atendê tudo mundo, percizamo de vuluntário! Já ideiêmo munta coisa, mais até agora não achemo sulução (Informou João com um saco de arroz pra descascar) 

Muitas alternativas foram  levantadas pelo instituto.Uma delas foi a liberação da caça dos animais, a qual é praticada de forma  ilegal em várias partes do estado.


 Fomos de Fuque com o impracamento vencendo até a propriedade do senhor José Taquara Pórva, o maior ícone da caça de toda a Serra catarinense, e para nossa surpresa, Sicão seu filho já estava pelando um "leitãozinho", assim chamado por ele. 
-São muitos biços, nem eu nem os meus piá damo conta. nem que o falicido Fermininho vorte do além, seria capaz de eliminar tudo esses porco. (Nos contou Zé Taquara socando a pórva numa Taquari)



Através de uma denúncia anônima , fomos até o Rincão dos Muniz, vulgo Imboque, na propriedade do senhor Borela, que preferiu não se identificar. Lá encontramos meia dúzia de javalis já na pindura. Segundo Borela, seu cachorro pegou os animais nos arredores do sítio:
-Posói meu fío, meu cusco Campião que andava meio leprento, tuda vida na corda, daí sortemo pra dá uma esticada nos cambito. Eu tava tirando leite das cabra, quando vortei tinha tudo esses bicho esticado no terrêro.




Segundo o eterno manicure da Hortência,  sr.M que não quis se identificar, um grande "amigo"  hortifrutigranjeiro da região, o qual também não pode ter sua identidade revelada, encontrou um casal de Javalis em sua FAZENDA, porém o macho veio a óbito. Segundo M.W, o Javali ficou indignado ao perceber a presença de outro macho líder de outra espécie porém muito mais macho que ele" e não resistiu.
M.W, usou seu trator alejado de bão para retirar os escombros do bicho de sua fazenda.
- A fêmea e os leitãozinho tão num de meus barracões e passam bem. (Informou o Fazendeiro cuspindo de laçasso).



Depois de muitas especulações, por quais motivos os animais estariam aparecendo em bandos, os especialistas chegaram em duas conclusões:
 Segundo João do munho, a escassez de alimentos seria o motivo, os animais sem ter o que comer, encontraram nas pequenas propriedades rurais, uma nova fonte de sobrevivência.

Ivo da Epagri por sua vez, acredita que é uma revolução e que os Javalis vão dominar o mundo. A teoria é que os Porcos vão escravizar a humanidade, fazendo plantações para servi-los, e as mulheres amamentarem os filhotes.

Entramos em contato com o representante do Sindicato dos Suínos selvagens, mas não quis confirmar nenhuma de nossas teorias. A única manifestação, foi para que os produtores de milho fiquem atentos, pois a safra promete tanto, que alguns animais estão sendo treinados para devorar uma lavoura de 2 Hectares em apenas 1 hora!!




A última alternativa, seria domesticar os animais, por isso buscamos alguém que fosse capaz de tal peripécia. Depois de muita procura, Vardo Bugio, disse que domaria os filhotes.
 Testes estão sendo realizados no campo do Manda Brasa, e se tudo correr dentro das normalidades, até o 1º semestre de 2015 passarão pelo Centro de domas Vardo Bugio, mais de 30 mil javalis. O serviço inclui pedicure, corte das presas e hidratação na pelagem. Após o animal domesticado, haverá um leilão para a quem interessar possa, criar os animais a fins comerciais.











Da Redação sangrando um Macau, informou correspondente Trigo Limpo com oferecimento de Antigo açougue do Tio Miro, esperando o Tony Ramos pra fazer propaganda desde 1990.


Nenhum comentário:

Postar um comentário