sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CAVALGADA AUMENTA AS VENDAS NA REPÚBLICA

Não bastasse o importante aumento no movimento de cavalos na Praça da República, além do trabalho extra pro Doardo e pro Pedro Belo juntando as bostas resultantes do desfile no Carçadão, a Cavalgada da Associação dos Tradicionalistas, programada para o próximo sábado, aquece o Mercado Republicano.

Na manhã de hoje gravamos entrevistas com alguns empresários do ramo animalístico que se demonstram satisfeitos com a realização do evento de caráter Internacional. 

De acordo com o agropecuarista Nildo, apenas nesta semana o crescimento foi de mais de 100% nas vendas.

"Essas cavalgada são muito importante pro nosso comércio! (rrárrá). Em nossa loja está havendo muita procura de todos os artigos relacionados a muntaria e cavalos. Zarreio, por exemplo, aumentamos em mais de 100% a venda! Para você ter ideia, normalmente vendemos um zarreio a cada mêis, sendo que o deste mêis nóis já tinha vendido, mas esta semana vendemos otro! Um aumento de 100% de nossas vendas!" Comenta Dr. Gris, enquanto seu filho, o micro reprodutor das pampa, e o seu funcionário vulgarmente conhecido como corvo pintado com Cal, escoram a porta do estabelecimento olhando o movimento.

Próximo da Agrogris, conversamos com o empresário Tetéu Ráite do ramo eletro-autoveicular e equino-center. Tetéu também comemora os lucros com a cavalgada:

"Óói Trigo véio, na verdade nóis comemoremo também com essas tar cavalgada, por conta que toda vêis que tem essas lida, os tchô barbero vão encostá a caminhãozera nos barranco pra móde carrega os bicho de quatro pata, e como são meio fraquerão na boléia, acabum quebrando tudo os pisca trasero das 608 e das quatromil. Aí antes que os butina canetcheiem eles já se pincham pra cá pra consertá. Normalmente a cada cavargada nóis arruma uns cerca 273 pisca quebrado. Além disso esse ano tá prevendo muita cerração pro dia, intão tem muito cavalero vindo aqui na minha Auto-Equino Elétrica mandando istalá uns cibié nos cavalo pra móde garanti a viage." Comenta o irmão do Mula.


Nildo e Tetéu já somando os lucros com a cavalgada.

Em entrevista com Rafael, filho do proprietário do Shopping Rural Dotor Édso, o produto mais vendido de sua loja nesta semana foi ferraduras: 

"Ôôô Tchô Trigo! Bão?? Já tá ligado o microfone? Já? Ah, tá... Como eu tava falando, puis o produto que mais vendemo aqui na loja essa semana foi ferradura e grampo. Tem saído que nem água... Só não temo entendido o porque que tem tchô que chega a comprá 6 ferradura pra cada alimá...  Outro produto que foi muito procurado foi soro mineral para cavalos! A procura aumentou enormemente principalmente porque nossa loja tinha apenas uma caixa, que vendemos na segunda, e desde lá não paramos mais de procurar quando há pedidos." Comenta satisfeito o comerciante da mira torta.

Já ao gravarmos entrevista com empresário mais afiado da Praça, Sr. Serrote da Agroserra, o mesmo diz que a cavalgada também tem representado aumento significativo nas vendas há algumas semanas em sua loja:

"Aqui na Agroserra o que mais tem saído nas últimas trêis semana foi ração com melaço! O que tinha de alimá da saída do inverno rengueando das perna você não tem idéia hôme do céu! Temos aconseiado a carcá melaço com alfafa direto no cocho que: Ou morre de cólica ou sarva duma vêis! Mas é o jeito pra podê não passá muita vergonha coa feiúra dos bichos e nem plantá alimá sem força em banhado." Explica o dono dos ócrus vermêios, virado numa pedra de afiar, e da fia atipada.

Outro Empresário mais facêro que Élio Mutreta antes dos Medero abrirem a 1,99 é o laçadô, trovadô, briquiadô e genro do Durivá, Diogo Altos Dedo Costa:


"Home do céu, não to dando conta de puxar alfafa! Antes eu buscava de Saveiro e até servia um pouco aqui no restaurante, porque não tinha demanda. Agora vou buscar com o caminhão, mais a saveiro, mais o corsa do Dorival, mais o Golf do meu cunhado, mais o ônibus do pai, e vô ter que fretar os piá do Jonas pra conseguir entregar tudo o que já vendi!"  Comenta no balcão, o hôme que não precisa mais se preocupar com cortar unha.


O casqueador, domador, e irmão do Fonso, Tio Bila, também se manifestou economizando prosa pra não se cansar quando viu nosso repórter diacavalo na praça:
"...Ferro pscê... . .. compre as ferradura e os cravo.... eu ferro pscê..."


Nossa reportagem foi até a Epagri para gravar o convite com um dos organizadores do evento, um dos sujeitos que se diz mais macho do território Republicano Caruense, e agora cunhado do Micuim, Severiano Neto:

"Em nome da Associação tRRadicionalista CeRRitense,  convidamos a todos e a todas para pRRestigiarem nossa cavalgada, que aconteceRá dia 14 de SetembRRo, com saída pRRogRamada paRa o PaRRRque Municipal Tio Dé, com destino a Capela São José. LembRamos a elevada impoRRRRtância de cada cavaleiRo levaRRR ao menos um litRo de canha das boas, de modo a ninguém passaRR sede duRante o tRajeto! E vamos torcer para que o Ivo não caia do cavalo dessa vez." Comenta o extensionista, com olhos brilhando, coçando a barba.

 Severiano Neto, cada vez mais baguá de caneta nazoreia 
em entrevista ao Trigo Repórter.

Segundo o I.P.C.A (Instituto de Pesquisa Cavalódromo do Allier), são esperados mais de 602 cavaleiros e o mínimo não deve passar de 18, segundo o Tabuada. Dentre as atrações, se espera ver Ênio Barba e sua mula Filó, e o grupo de cavalgada do Faxinal dos Ferreiras de nome: Barranqueando a Gatiada.

Ênio em sua Mula já equipada com faróis auxiliares, 
retrovisores e pisca-alerta instalados no Tetéu.

Tá esperando o que alimá?? Passe um Nuguéte nessa bota, esbaforiei o chapéu no bico da chaleira e tapieiê que nem o topete do piá da Nice, genro do Batista! E se pinxe no meio do povo! Nos encontramo lá!



INFORMOU, correspondente Trigo deacavalo na Mula Jurema, com oferecimento Bagual da Cabanha do Alex - "Orientações matrimoniais com a maior experiência no mercado cerritense".

7 comentários:

  1. O Trigo, esqueceu de citar que a mula em que o Enio está montado, "NÃO" é a mesma Mula cujo nome foi citado sendo irmão do Tetéu. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem relevante esse comentário afinal de contas o kaka merece todo respeito kkkk

      Excluir
  2. O SR trigo avisa a Associação dos Tradicionalistas, pra quando fazerem um evento deste, fazer a publicidade com antecedência a todos os interessados em participar do evento, afinal desorganização e bagunça já tá cheio no palácio do Anacleto.

    ResponderExcluir
  3. Bomba... Buemba. - DESCOBERTO QUADRILHA (junina) DO TRIGO Trata-se de aposentado dos lados do SOCORRO... Federal a caminho. AGUARDEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será Mota , será Corrêa , bentinha , keninha , ou é tudo farinha do mesmo saco? ? ?

      Excluir
  4. Deus! Muito espirituoso! Ri muito...parabéns! Além de relembrar e matar um pouquinho da saudade da minha terrinha. Realmente muito bom!

    Abraços,
    Maria Natália.

    ResponderExcluir
  5. quero informar que a estrada que liga ponte canoas a são joão das palmeiras passando pela fazenda do " nondas" esta interditada devido a cheias da Triunfo.até agora 24 setembro, tamo passando pelo desvio do Ivandel.

    ResponderExcluir