segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ÍNDICES ELEVADOS DE EDUCAÇÃO POSSIBILITAM ABANDONO DE ESCOLAS

Na manhã de ontem, após conseguirmos comprar um filme fotográfico do Seu Orlando com metade das poses usadas, nos dirigimos com o Fuqui da reportagem até São Miguel de modo a realizar um levantamento fotográfico das Carreiras, bem como, apostar uns pilas na égua Sucata.

Devido ao fato de percisarmos parar o Fuqui em uma altura do trajeto para lixar o pratinado, nos deparamos com uma ingrata surpresa, uma Escola Municipalonde:

  • Ao invés de crianças, encontramos a porta aberta e uma xujerama do djãnho;
  • Ao invés de professoras bonitas e sorteiras pra tê a sorte de desencaiá o Trigo, encontramos uma bespêra que pulô ne nóis;
  • Ao invés de merenda, pro móde que nóis já tava atorado naquelas hora, acabamos encontrando um total abandono e descaso com o dinheiro público.



Uma escola que além de abandonada, possui centenas de livros e materiais pedagógicos, jogados por todos os cantos:


Livros em bom estado de conservação, de todos os gêneros e disciplinas, jogado às traças tudo provavelmente devido aos elevados índices educacionais constatados na última análise de IDH, onde o Cerrito ficou entre os 04 piores do Estado.

Será que em todo o Cerrito não há uma criança interessada em ler estes livros? 

Será que a Patronagem da Secretaria de Educação está ciente que além de termos uma escola abandonada, apodrecendo no tempo, também temos este descaso com instrumentos que poderiam estar educando?

Desculpem a falta de foco desta foto, mas estávamos estapeando uma bespêra enviada por não simpatizantes do Trigo Limpo.

Agora, possivelmente vão nos dizer que São Miguel não possui mais alunos, e por isso que a escola encontra-se abandonada, mas então perguntamos:

Sendo uma escola de madeiranão é possível desmanchá-la para reconstrução em qualquer outro ponto necessário de nossa República?? 

E os livros? Devido ao fechamento da escola, não terá mais utilidade pra ninguém?

Mesmo assim, na simples escolinha de madeira do São Miguel, vemos posando POMPUDA a placa de inauguração, que de tão sofisticada e resistente às intempériescontendo nomes que talvez sequer fazem ideia de onde fica São Miguél, lá está, firme, forte e indestrutível, ostentando nomes de forma mais majestosa que a própria escola:


Placa que traz como lema final o "Compromisso com o Progresso", deixando por fim uma pergunta para fazermos:

- Compromisso com o progresso DE QUEM?

...

INFORMOUcorrespondente Trigo Limpo, louco pra ganhar uns pilas na carreira, com oferecimento: "Liquidação de filmes fotográficos do Seu Orlando - Filmes novos e usados, a preços módicos - Motivo da venda: Monopólio do piá do Pinheiro no ramo fotográfico.

28 comentários:

  1. Vergonhas e mais vergonhas! Eu mesmo ando envergonhado de muita coisa que anda acontecendo na minha terra... Aposto que se for pra construir qualquer outra salinha de aula ou escola, vão comprar tudo novo e claro que superfaturar... Depois dizem que o município nao tem dinheiro, também, desse jeito não tem como ter dinheiro mesmo... Politica suja!

    ResponderExcluir
  2. COMPROMISSO COM O PROGRESSO, SÓ SE FOR COM O PROGRESSO DAS FAMÍLIAS DELES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. pra ver a quantas andam nosso município a escola Luiz Alberto Valentini funcionando dentro da CFR por falta de recursos para fazer outra nova a cinco anos, e sem contar que a mesma se encontra em pior estado, todas suas paredes estão podres e a cede esta tomada por abelhas! e ainda tem capacidade de deixar uma escola apodrecer sem uso enquanto outras até quartos foram divididos para caber todo mundo! e pra onde vão esses alunos quando começar a cair tudo por falta de reforma! aonde ta o dinheiro publico!

    ResponderExcluir
  4. Quero ver o que o bando de puxa-saco vai falar agora??? Que o prefeito e o esperto do Secretário não tem culpa?? Claro que não tem, mesmo!! Tem culpa é o povo que botou gente pra administrar uma prefeitura como se fossem brincar de casinha! Vergonha de ser cerritense!

    ResponderExcluir
  5. primeira mente que parabenizar a equipe do trigo limpo mostrando mais uma realidade que está acontecendo não só na localidade de são Miguel mais em outras escolas por ai que vergonha......eu me envergonho de morrrar nessa cidade cade o secretario da educção o prefeito o que está fazendo......isso tinha que parar no ministerio publico

    ResponderExcluir
  6. Eu não duvido se alguém me disser que o Prefeito e o Secretário nem saibam onde fica São Miguel... Até porque até hoje só deve ter ido lá na época de comprar voto, e naquela época ele tinha um bom guia que era o Tide Melo... Agora se for pra ir sozinho é bem provável que nem saiba chegar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se informe por favor antes de publicar suas notas. Não sei quem é voce, mas s.r. prefeito ao contrário de uns e outros, conhece e muito bem cada canto do município.

      Excluir
    2. CLARO QUE CONHECE CADA CANTO DO MUNICIPIO, POIS SEMPRE EM CADA MÊS DE SETEMBRO QUE ANTECEDE AS ELEIÇÕES ELE SAI POR TODOS OS CANTOS DOS CANTOS FOMENTANDO A ECONOMIA MUNICIPAL COMPRANDO VOTOS DOS SEM VERGONHA QUE VENDEM,

      Excluir
  7. A patronagem da republica doou para uma familia carente, cuja a mesma recebeu uma indenizacao de aproximadamente 300 mil reaus, a escola que era localizada no recanto dos pereira, isso que e assistencia social!!!! a madeira da dita escola encontra se na casa do beneficiado coberta com uma lona preta em breve postaremos foto eta republica do revirado com torresmo e peixe frito......

    ResponderExcluir
  8. tambem me ponham cada secretario , veja o da educacao ( que e agiota tmbm) em vez de trabalhar fica na rua fazendo os negocios de agiotagem por isso que acontece esses abandonos...

    ResponderExcluir
  9. SR. TRIGO LIMPO !
    PORQUE CRITICAR TANTO QUEM ESTÁ NO PODER, QUEM SABE UM DIA VOCE PODERÁ CHEGAR LÁ TAMBÉM, SE CASO TIVER UM POUCO DE CAPACIDADE E SUPER INTELIGÊNCIA,COMO DEMONSTRA TER EM SEUS TEXTOS MUITO MAL ELABORADOS,SEM CONCORDÂNCIA NENHUMA. EMBORA VOCÊ TENTE IMITAR UM LINGUAJAR CAIPIRA E NO FINAL DE TUDO ACABA POR FAZER UMA MISTURA DE LINGUAGEM COMPLETAMENTE SEM NOÇÃO.SEM NEXO E SEM COERÊNCIA NENHUMA. SÓ TEMOS A LAMENTAR, POR VOCÊ TENTAR DENEGRIR A IMAGEM DO POVO CERRITENSE, DA QUAL VOCÊ TAMBÉM FAZ PARTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E porque tá lendo o trigo limpo então, viva a democracia, não acesse o blog se está tão incomodada. Liberdade de expressão, Brasil País de Todos.

      Excluir
    2. convenhamos! depois de uma materia dessa de abandono de escola a criatura ainda vem me perguntar pq tanta critica é muita falta de vergonha na cara! quer uma dica? ache um espelho e se enchergue por que é o que vc merece!

      Excluir
    3. Desculpe ... quem fala em concordância, deveria escrever corretamente. Eu, no seu lugar, corrigiria o "seu porque".

      Excluir
    4. Desculpe-nos, então corrigiremos, por quê? você não consegui entender?

      Excluir
    5. Consegui sim. (Porque eu sei o que leio e escrevo!) Mas, de qualquer forma, está errado e, não fui eu quem me pronunciei falando em concordância e erros ...

      Excluir
    6. Inteligência Pura. Parabéns!

      Excluir
    7. Inteligência pura. Parabéns!

      Excluir
  10. SR. TRIGO PODRE !
    VOCÊ CRITICA TUDO E TODOS QUANTO A CAPACIDADE E A INTELIGÊNCIA DE CADA UM, SERÀ QUE VOCÊ É UM EXPERT OU UM GÊNIO EM SABEDORIA E PRINCIPALMENTE EM EDUCAÇÂO. USANDO E ABUSANDO DE NOMES DE PESSOAS HUMILDES DO CERRITO, TAIS COMO GARIS, PESSOAS ESPECIAIS COMO O PEDRINHO E OUTROS QUE MERECEM NO MÍNIMO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO.ACHAMOS QUE VOCÊ NÃO É DÍGNO NEN DE SER HUMANO E MUITO MENOS CERRITENCE. ESTUDE PRINCIPALMENTE UMA MATÉRIA CHAMADA DE DIGNIDADE E RESPEITO.ISSO SEM PENSAR EM PORTUGUÊS E CONHECIMENTOS GERAIS.RESPEITE PARA SER RESPEITADO.

    ResponderExcluir
  11. SR. TRIGO!
    SE VOCÊ QUER CRITICAR ALGUÉM, COM CRÍTICAS CONSTRUTIVAS,FAÇA COM CLASSE E SABEDORIA, NÃO COM BAIXARIA, COMO É DO SEU NÍVEL E FEITIO.VOCÊ ESTÁ DEMONSTRANDO CLARAMENTE O SEU NÍVEL DE CULTURA E DE IDONEIDADE. NÃO SEJA TÃO VULGAR NAS SUAS PALAVRAS MEDÍOCRES, QUE TEM USADO ATÉ AGORA. O CERRITO PODE TER AS DIFICULDADES QUE SEMPRE EXISTIRAM, PRÓPRIOS DE UM LUGAR INTERIORANO, MAS AOS POUCOS CONSEGUE-SE ORGANIZAR. QUEM SABE SE QUANDO VOCÊ FOR O CHEFE MAIOR, TIPO UM DEPUTADO OU PRESIDENTE DA REPÚBLICA. POIS É ASSIM QUE VOCÊ SE CONSIDERA. NÃO FAÇA GENERALIZAÇÃO COM AS PESSOAS, COMO VOCÊ TEM FEITO ATÉ AGORA.NO CERRITO TEM SIM PESSOAS SÉRIAS E DO BEM. VOCÊ É TÃO MALÍGNO QUE SÓ SABE FAZER CRÍTICAS DESTRUTIVAS. TENTE SER MENOS MAU, COM O POVO EA TUA TERRA NATAL. VOCÊ NÃO É DE OUTRO PLANETA, É BEM DESTE MESMO ( TERRESTRE).CERRITENSE MESMO COMO TODOS OS QUE AQUI NASCERAM E MORAM GRAÇAS A DEUS. O TERRA ABENÇOADA E DE POVO HUMILDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bendito Trigo Limpo, por estar revelando verdades. O Cerrito nunca mais vai ser o mesmo.

      Excluir
  12. Acho que a idiotice está justamente nos três últimos comentários que está na cara que é um texto do Diogo Marian, primeiro por estar escrito tudo em letra maiúscula como ele é acostumadinho a escrever (do tipo de quem fala impondo), e segundo por ele se incomodar com alguém fala a verdade e critica esta falta de governo que o seu pai está dirigindo. Pois saiba Trigo Limpo, que tanto eu, quanto todos os centenas de leitores que vocês possuem, além de se divertirem demais com suas postagens, também sentem-se ainda mais felizes por já termos um sinal de evolução "em nossa República" (como vc diz). Seus textos só incomodam os que estão com o rabo esticado no meio da estrada, quanto aos demais eles somente alertam e abrem os olhos! Não dê bola pra comentários raivosos dessa gente, pois se estão revoltadinhos é só por uma razão: Por que eles sabem que vocês falam a verdade! Grande abraço ao escritor(es) deste importante Trigal e muito sucesso pra você(s)!

    ResponderExcluir
  13. trigo burro fui eu que escrevi seu burro só para ver quanto tu e
    o burro do pai velho que escreveu a verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POR FAVOR,DIGITAR (os centenas) DE ELEITORES FICA MEIO CONTRA OS PADRÕES DA NOSSA LÍNGUA, POR FAVOR NÃO ASSASSINE O PORTUGUÊS. (as centenas) DE ELEITORES, OU MILHARES, PORQUE ACHO QUE VOCÊ NÃO SABE QUE EM NOSSO MUNICÍPIO JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE PASSOU PARA MILHARES DE ELEITORES. SE ATUALISE UM POUQUINHO, NÃO CUSTA NADA E FAZ MUITO BEM.

      Excluir
  14. Olha só quem fala em liberdade de expressão, e democracia, voce sabe o significado? Pois é: então porque não se identifica. Fica fácil escrever o quer, sem mostrar a cara,né.Tenho só mais uma coisa pra dizer,atacar sem ter pleno conhecimento do assunto,isso sim afrontaa democracia.

    ResponderExcluir
  15. Com relação as publicações do Trigo Limpo Bagual Carunchado e comum, tenho a dizer que nem tudo é como ele posta aí não. O que acontece é que alguns viventes que mesmo com o passar do tempo, (são apenasmente nem 8 meses de mandato ainda)não conseguem digamos assim o confortamento ou a conformação ou (seria melhor a ficha ainda não caiu?)enfim esses indivíduos prejudicados financeiramente por serem adversários políticos do prefeito (normal, como acontece na política em todos os lugares do mundo) da capital do feijão e que vai sim, fazer a melhor administração que o Cerrito já viu, ficam munindo o nosso rapazinho Trigo Limpo de (frias) ou seja, que acabam sendo publicadas e algumas pessoas (que sofreram com o trauma da eleição perdida) diga-se de passagem, eleição essa democrática sim e devemos respeitar a vontade do povo, ( vejo que muitas vezes o povo é chamado de coisas horríveis que não convém repetir e alguns ainda curtem),enfim acredito na democracia da verdade e não do anonimato, gostaria de estar publicando em meu nome só que todos aqui são anônimos achei que não seria conveniente, mas democraticamente falando,a intenção do Trigo é boa ( e diga-se de passagem: de boas intenções o inferno está cheio), só gostaria de lhe pedir que quando publicasse se cercasse de verdadeiras matérias, dando a chance das pessoas explicarem o por que das coisas serem como são. Aí sim poderíamos fazer uma bela reportagem a serviço do povo. Agora, certas coisas publicadas e que não são bem assim, substima a inteligência das pessoas que hoje acessam a internet e sabem o que é lixo e o que é verdade,com isso colocando a credibilidade do blog em risco.
    Sem ofensas e com oferecimento do blog mais anônimo que uma agulha no palheiro:T r i g o L i m p o e a s s o c i a d o s.

    ResponderExcluir
  16. "Democracia da verdade e não do anonimato, gostaria de estar publicando em meu nome só que todos aqui são anônimos achei que não seria conveniente."

    (Não entendi o porquê do "não seria conveniente"... Critica ações e as comete.)


    "Monopólio do piá do Pinheiro no ramo fotográfico."

    Essa foi ótima!

    ResponderExcluir
  17. O Roberto deve ter cortado a internet do trigo ou os encomodados com as denuncia deve ter tocado o bicho véio na talha.

    Não froooxe trigo... chegue porva e dele guiada na tropa.

    ResponderExcluir