Entrevistamos o pioneiro desta greve, Chapolim, que preferiu manter sua identidade em sigilo, foi o primeiro a parar e organizar a manifestação.
-" ói piá, na verdade eu não comecei greve nenhuma, só parei porque o Chevrolet pegou cepo na subida do morro, e encostei pra ver que diabo tinha dado. Abri o capô, e por sorte era só uma xujera na tampa da junta do cabeçote que engraxa a junta homocinética dos motor pérqui ou kummins, enfim... Percisemo sangrá o baguá véio, e quando oiemo pa trás, tinha uma fila de caminhão encostando cum praca e cartulina. Na hora fiquemo meio sem intendê, mas adespois, cumo o chevrolis não pego mais, tivemo que aderi a própria greve que nóis memo cumecemo".
Logo a notícia se espalhou na praça da República, e muitos empresários foram solidários na campanha:
Serrote da Agroserra, Vorneizão da Vorneizão Eletricidade, Nenê do Comércio de Verduras Feio e Gilnei da Mercearia Cerritence, chegaram para manifestar sua indignação, porém quando foram embora, tiveram dificuldades para saber qual F-4000 era de quem, afinal, as caminhoneta são tudo igual.
Beto da Copravet atravessou seu Acello na rua do João Altanir, e disse que ninguém passava por ali sem comprar alguns metros de forro de PVC, ou telhas de cimento amianto.
Segundo a Diretoria do Supermercado Pinheiro, o modelo de transporte rural de clientes de sua empresa, não vai parar, até porquê estamos em final de mês e o Rafaé está batendo nas casas da tigrada.
Outro caso que vem preocupando os produtores rurais do município, é que por motivo da paralização dos caminhoneiros, o Leite nas propriedades não foi recolhido. Segundo informações do Diretor da APLFF, (Associação dos Produtores de Leite do Faxinal dos Ferreira), Sr. Uripe, o caminhão do leite não deu as caras na localidade hoje, deixando mais de 5000 litros de leite nos resfriadores dos granjeiros. Segundo Uripe, a saída para todo esse mar de leite não ir à ao xujo, é fazer queijo.
-" Bamo fazê o maió quêjo coloniá grupal do mundo. Despois de curado, bamo fretá a 4000 do Bastião Pedro, e leva o redondo até o morro do britadô no centro da praça, e rolá até a igreja matriz de São Pedro Apóstolo, onde será partilhado o queijo com as famílias carentes".
Nossa equipe se deslocou até a casa do Leiteiro, vulgo Pescoço torto, e para surpresa da nação, o home véio tava pilinchando na sombra de um Bugreiro. Mascando uma fôia de Aroeira, ele deu uma entrevista ao Trigal.
T.L: - Muitos produtores reclamaram que a coleta do leite não foi realizada hoje. imaginava-se que o motivo desse descaso era a greve. Qual o motivo da sua parada?
PESCOÇO ENVIESADO: -" Eu não quis parar na estrada, mió fica em casa memo, já que tão tudo estacionado, guardei o meu na garage, e quando eles diz ôbi struí a passage, eu vorto a coletá o esguicho, quer dizer Leite.
T.L: -Mas você não se preocupa com o prejuízo que os produtores vão sofrer, em decorrência a essa sua parada?
PESCOÇO ENVIESADO: -" óia, pode ser que azede arguns mililitros de levou Leite, mais isso tudo vai se superado com muito sacrifício.
Da casa do homem do leite, fomos direto até a localidade de Toca da Onça, onde o Coronel do pago, Nenê Ransoni, comunicou que vai bloquear a ponte que dá acesso a Toca. Segundo Nenê, isso é uma baita de uma fiadaputagem com o povo que trabalha, que carrega essa nação nos braços. Para essa manobra, Nenê conta com a ajuda e experiência em fechamento de estradas de seu sobrinho,e Ex patrão do piquete, Everaldo Ronsoni.
Everaldo afirma, que sua maior preocupação é a falta de combustível, pois segundo ele, a Ex Primeira Dama do feijoeiro, anda mais que notícia ruim, e agora com a greve, certamente o posto dos Medeirinho vai ficar seco.
-" Além da Gasulina, o pobrema maior é o ólio!". Disse Everaldo medindo o óleo do seu guincho Valtra, "alumiando" o tanque com um fósforo.
Everaldão com cara de moleque danado.
Muitas especulações surgiram ainda no final desta tarde, uma delas, é que o Governador Raimundo Colombo, vai acionar a Força Nacional de Segurança Pública caso a greve não seja cessada. Outra delas, é que o Patrão do piquete e seu Marionete Vice, vão mandar ressuscitar o falecido Fermininho para dar cabo em quem não quiser trabalhar.
Enquanto isso, observamos o caos e a desordem trepados no Sóte do garpão, com um estoque de Erva mate, Canha e Carne para aguardar a situação voltar a sua normalidade.
Da redação informou correspondente Trigo Limpo, com Oferecimento de: Transportes e Fretes do Durico. Aqui a logística, só não é mió que as minhas fía!