ÍNDICES ELEVADOS DE EDUCAÇÃO POSSIBILITAM ABANDONO DE ESCOLAS
Na manhã de ontem, após conseguirmos comprar um filme fotográfico do Seu Orlando com metade das poses usadas, nos dirigimos com o Fuqui da reportagem até São Miguel de modo a realizar um levantamento fotográfico das Carreiras, bem como, apostar uns pilas na égua Sucata.
Devido ao fato de percisarmos parar o Fuqui em uma altura do trajeto para lixar o pratinado, nos deparamos com uma ingrata surpresa, uma Escola Municipal, onde:
- Ao invés de crianças, encontramos a porta aberta e uma xujerama do djãnho;
- Ao invés de professoras bonitas e sorteiras pra tê a sorte de desencaiá o Trigo, encontramos uma bespêra que pulô ne nóis;
- Ao invés de merenda, pro móde que nóis já tava atorado naquelas hora, acabamos encontrando um total abandono e descaso com o dinheiro público.
Uma escola que além de abandonada, possui centenas de livros e materiais pedagógicos, jogados por todos os cantos:
Livros em bom estado de conservação, de todos os gêneros e disciplinas, jogado às traças tudo provavelmente devido aos elevados índices educacionais constatados na última análise de IDH, onde o Cerrito ficou entre os 04 piores do Estado.
Será que em todo o Cerrito não há uma criança interessada em ler estes livros?
Será que a Patronagem da Secretaria de Educação está ciente que além de termos uma escola abandonada, apodrecendo no tempo, também temos este descaso com instrumentos que poderiam estar educando?
Desculpem a falta de foco desta foto, mas estávamos estapeando uma bespêra enviada por não simpatizantes do Trigo Limpo.
Agora, possivelmente vão nos dizer que São Miguel não possui mais alunos, e por isso que a escola encontra-se abandonada, mas então perguntamos:
Sendo uma escola de madeira, não é possível desmanchá-la para reconstrução em qualquer outro ponto necessário de nossa República??
E os livros? Devido ao fechamento da escola, não terá mais utilidade pra ninguém?
Mesmo assim, na simples escolinha de madeira do São Miguel, vemos posando POMPUDA a placa de inauguração, que de tão sofisticada e resistente às intempéries, contendo nomes que talvez sequer fazem ideia de onde fica São Miguél, lá está, firme, forte e indestrutível, ostentando nomes de forma mais majestosa que a própria escola:
Placa que traz como lema final o "Compromisso com o Progresso", deixando por fim uma pergunta para fazermos:
- Compromisso com o progresso DE QUEM?
...
INFORMOU, correspondente Trigo Limpo, louco pra ganhar uns pilas na carreira, com oferecimento: "Liquidação de filmes fotográficos do Seu Orlando - Filmes novos e usados, a preços módicos - Motivo da venda: Monopólio do piá do Pinheiro no ramo fotográfico.